Novembro Azul: cuidado redobrado

Assim como as mulheres, os homens recebem um mês dedicado à informação e a prevenção da saúde. O Novembro ganha a cor azul e o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

post-linkedin

A ideia de levantar esse assunto muitas vezes mistificado, surgiu através do Instituto Lado a Lado pela Vida, que começou em 2008 a promover atividades voltadas para o assunto. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda maior causa de mortalidade de homens no país. “A cada 38 minutos é diagnosticado um novo câncer de próstata, ou seja, para este ano a estimativa se aproxima de mais de 68 mil novos casos identificados”, explica o médico urologista, Julio Zawadzki.

Esses números representam principalmente casos em estágio avançado, pois em sua fase inicial a doença não tem sintomas. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais. Segundo o Dr. Julio, homens a partir de 50 anos ou que tenham em seu histórico familiar casos da doença, devem procurar anualmente realizar o exame de toque retal, além dos exames gerais. “Pessoas da raça negra também são mais propensas a apresentar a doença, por isso precisam ter um cuidado redobrado”, explica.

7xkth0snwvca94nrhh7joih6j

Além da prevenção através de exames, a sugestão é manter uma alimentação saudável assim como uma rotina de exercícios físicos. Apesar de não ser uma doença que causa sintomas evidentes em seu estágio inicial, pequenas atitudes saudáveis auxiliam no bem-estar do corpo e da mente.

Por isso, não somente neste mês de Novembro, mas em todos os meses do ano é aconselhável cuidar da saúde. “A mulher já tem essa cultura preventiva com a saúde e é preciso que os homens também criem esse hábito, deixando de lado o medo e o preconceito de realizar os exames de próstata”, finaliza Julio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s