O mês de Outubro se colore de rosa

Conhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa é um movimento internacional utilizado para estimular a prevenção à doença, com diversas ações programadas.

outubro-rosa

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Estima-se que, em 2018, aproximadamente 59,7 mil novos casos sejam diagnosticados, apenas no Brasil. Por isso, especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama não tem somente uma causa e a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos, por isso é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, após essa faixa etária. Mesmo assim, outros fatores podem contribuir para o seu surgimento, como obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcóolicas e histórico familiar.

Segundo a oncologista Marcia Kotz, existem alguns fatores que podem ajudar na prevenção, como exercícios físicos, o cuidado com a obesidade, que principalmente acontece em mulheres após a menopausa e a alimentação saudável, diminuindo a ingestão de açúcares. “É importante também a mulher conhecer o seu corpo. Apalpar a mama e as axilas regularmente e fazer exames médicos anualmente”.

cancer-mama-autoexame

 Essa é uma patologia que pode ser detectada em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura, portanto, ao detectar a presença de um caroço (nódulo) na mama ou próximo à axila, alterações no bico do peito ou saída espontânea de líquido dos mamilos, procure seu médico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s