Como escolher frutas, legumes e verduras?

Sabemos que quanto mais colorido o nosso prato nas horas das refeições, melhor. Legumes, vegetais e  frutas devem fazer parte dos nossos pratos diariamente para que tenhamos uma dieta equilibrada. Mas, você sabe como escolher esses ingredientes na feira ou no supermercado?

  A nutricionista Grasieli Lottermann fala que para ajudar a cuidar da nossa saúde e também para dar aquela economizada, podemos procurar por frutas e verduras da estação. Isso porque elas têm um teor mais elevado de vitaminas e minerais, além de uma menor concentração de agrotóxicos, o que os torna mais saborosos.

feira

Grasieli ainda recomenda que as compras sejam feitas em feiras. Geralmente os alimentos são mais frescos e baratos, além de ajudar na agricultura familiar de quem as vende. Outra dica valiosa: “evite comprar verduras, frutas e legumes já picados, pois eles perdem nutrientes e possuem menor durabilidade, além do risco de contaminação e desconhecimento das condições de manuseio do alimento”, alerta a nutricionista.

Para saber qual fruta, verdura e legume comprar, é preciso estar atento às texturas, cores e até mesmo aos cheiros para ter certeza de que está levando para casa um produto bom para ser consumido. “As chances de acertar são maiores quando os produtos são os da estação”.

Olha só como podemos atestar a qualidade das frutas, verduras e legumes:

Frutas-e-Legumes

FRUTAS: Em geral, o aspecto da casca dá pistas da sua qualidade. Devem estar firmes e com a casca uniforme, sem buracos, amassados ou machucados. Verifique também a cor, textura e cheiro dos frutos. As frutas devem ser selecionadas de modo que estejam no “ponto”, ou seja, sem verdes e nem maduras demais. O aroma da fruta é um indicativo se ela está com boa qualidade. Ao comprar frutas em caixas, como uvas e morango, analise os itens que ficam por baixo, para certificar-se de que estão em bom estado de conservação.

VERDURAS: São mais fáceis de escolher, pois o aspecto das folhas fala por si. Escolha folhas verdinhas, sem manchas, sem furos, rasgos, pontos pretos ou queimados, enfim, o mais uniforme possível. Folhosas e flores frescas não amadurecem fora do pé, apenas entram em decomposição.

LEGUMES: Têm formatos e texturas muito diferentes entre si, por isso é difícil seguir uma regra universal. Quando tiverem casca, estas devem estar sempre firmes e sem machucados e não amassar quando levemente pressionadas.

Sempre que possível, opte por alimentos orgânicos, já que eles passam por um processo mais natural do que os que são cultivados com agrotóxicos. Os orgânicos aqui no Brasil possuem o selo doSistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, Sisorg. O selo fica geralmente na frente do produto e abaixo dele vem a informação do tipo da garantia e ela pode ter sido dada por certificação ou por sistema participativo de garantia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s