Depois dos 40 – o que muda no nosso corpo?

Depois dos 40 anos nosso corpo muda. Isso é um fato que não pode ser negado. Mas quais são essas mudanças? No que elas afetam o dia a dia das pessoas que estão nesse momento de transição? Calma, a gente vai te explicar quais são e como passar por esse momento.

            Os primeiros sinais aparentes são os causados pelo sol, com o aparecimento das primeiras rugas. A radiação ultravioleta do sol desencadeia uma reação que degrada o colágeno do nosso corpo. As fibras que antes eram grossas e fortes, agora tornam-se mais finas e quebradiças, fazendo com que a pele perca a elasticidade e fique flácida. Beber água, cuidar da dieta e até tomar suplementos podem ajudar nesse sentido.

o-COUPLE-40S-facebook

 

            Também é nessa idade que o corpo começa a desacelerar. Depois dos 30, perdemos aproximadamente 10% de massa muscular a cada dez anos. O estilo de vida mais agitado começa a causar a sensação de estresse:mãos geladas, respiração ofegante, palidez na face, sensação de cabeça vazia. Mas, o estresse apenas apressa o envelhecimento, principalmente dos vasos sanguíneos, tornando o revestimento interno nas artérias menos elásticos e endurecidas. A prática de exercícios físicos e boas noites de sono são algumas formas de fazer com que isso aconteça de maneira saudável.

            Outro fator que, geralmente, começa a ser percebido depois dos 40 são os sintomas

o-happy-older-woman-facebook

da má digestão. Ela acontece por conta da mudança na ação das enzimas. Quando se chega nessa idade, os níveis hormonais são mais baixos, o que pode colaborar para essa alteração. É preciso ficar atento, pois essas alterações podem levar a deficiências nutricionais, como de zinco, ferro e proteínas.

A nossa visão também se modifica. O cristalino, que é uma espécie de lente dos nossos olhos, é formado por células que não se renovam, o que pode causar a popular “vista cansada”. Isso é muito mais comum do que se imagina, e uma consulta rápida com um oftalmologista para acompanhar essa mudança já o suficiente.

                  Chegar nos 40 não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é preciso estar ciente das situações que serão enfrentadas a partir desse momento. Nosso corpo se adapta às situações que vive, e a idade é uma delas. O importante é sempre cuidar da saúde da melhor forma possível, para conseguir chegar aos 80 com a vitalidade de quem acabou entrar na meia idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s