As mãos merecem cuidado

Você as usa todos os dias, mas muitas vezes não dá a devida atenção que elas merecem. Nossas mãos são, sem dúvida, são as ferramentas de trabalho e lazer que mais utilizamos no dia a dia. Precisamos estar atentos a algumas situações que envolvem esta parte do corpo, entre elas o fato delas serem a principal porta de entrada para infecções no nosso organismo, se não forem cuidadas da maneira adequada.

Além de infecções, o não cuidado adequado com as mãos podem causar dermatites, uma espécie de inflamação na pele. As unhas e cutículas também podem se tornar suscetíveis a fragilidade e infecções se não receberem a atenção necessária.

coceiramao

O uso de detergentes e/ou sabões não específicos para as mãos também podem trazer riscos à saúde da pele nesta região. A dermatologista Elisa Grando explica que esses tipos de produtos de limpeza provocam uma grande sensibilização, com risco de alergias. “Além disso, as mãos apresentam características próprias, e podem não se adaptar a tratamentos muito oleosos nem muito “fracos”, alerta a dermatologista.

            Mas quais a importância de cuidar da saúde de nossas mãos? Bom, nossa pele possui poros que perdem água, e como consequência inicia um quadro de ressecamento, caso não seja hidratada. Quando a hidratação não acontece podem surgir lesões vermelhas, descamação e muita coceira. Muitas vezes as mãos ressecadas também apresentam rachaduras e muita dor.  A dica de Elisa é manter-se sempre hidratado, tanto por via oral, bebendo água, de um a dois litros por dia, quanto com a aplicação de cremes hidratantes várias vezes ao dia.

 Dicas

cremes-para-maos

           Para evitar todos esses problemas mencionados pela dermatologista, ela separou algumas dicas importantes de cuidados com nossas mãos:

  • Evite contato com muitos produtos químicos alergênicos,
  • Utilize equipamentos de proteção como luvas
  • Realize a hidratação de forma correta.
  • Evite manter as mãos úmidas por longos períodos para evitar infecções por fungos e bactérias nas cutículas e nas unhas.
  • Mantenha as mãos sempre limpas, mas não realizar lavagens excessivas para evitar ressecamento desnecessário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s