Está grávida e vai viajar? Confira as dicas da especialista

Carregar uma vida dentro de si pode ser um dos maiores sonhos de muitas mulheres. E quando ele se concretiza, é necessário prestar atenção ao fazer algumas coisas que antes eram feitas de forma muito simples e sem preocupação. Entre elas, viajar.

gravida viagem1

A ginecologista e obstetra Simone Batisti Giroldi avisa que o primeiro passo para as grávidas que querem viajar é procurar seu obstetra. Ele pode indicar se há algum risco ou se é necessário ter alguns cuidados extras. Dra. Simone já adianta que as gestantes devem evitar fazer viagens para áreas com doenças endêmicas e surtos, como dengue, zika-vírus e febre amarela. Ela também comenta que se possível, devem ser evitados destinos muito exóticos, lugares muito quentes e até mesmo praias muito agitadas.

gravida viagem carroÉ importante para as futuras mamães saberem que se estiverem no terceiro trimestre é preciso tomar cuidados extras. A partir da 36ª semana de gestação o trabalho de parto pode acontecer de forma prematura. Mas, se ainda assim quiser ir ou conhecer outros lugares, é preciso estar atenta para que seja uma viagem curta, para que dê tempo de voltar caso comece sentir contrações.  “Nessa fase da gestação, o mais indicado é dar preferência para trajetos feitos de carro. Com o veículo sempre disponível, caso haja necessidade de correr para a maternidade”, comenta a obstetra.

            Outra dica muito importante para as gestantes durante viagens é o cuidado com a alimentação. Quanto mais saudáveis forem os alimentos, menos surpresas desagradáveis. A médica orienta para que sejam consumidos lanches feitos na hora, evitando frituras e fast foods. Ah, alimentar-se a cada três horas também é muito importante. E não se esqueça de ter sempre uma garrafinha de água para se hidratar com frequência.

Para viagens de avião, a passageira grávida não pode esquecer de levar seus documentos pessoais, além do atestado médico da gestante e o cartão pré-natal para o embarque. “No aeroporto, será solicitada a assinatura de um termo de responsabilidade pela passageira grávida”, alerta Simone.

Indiferente do tipo de viagem que a gestante for realizar, seja de carro, avião ou ônibus, usar roupas confortáveis é prioridade. Levar travesseiros também é uma opção para encontrar uma posição confortável. Se possível, a cada uma hora e meia ou duas, levantar-se para ir ao banheiro e caminhar um pouco. Lembre-se: sua gravidez não é doença e não deve ser um problema nem para a mamãe e nem para o bebê.

Outras sugestões

  1. Se você viajar para fora do país, confira se precisa de vacina especial.
  2. Use meias de compressão durante a viagem.
  3. Beba muita água e líquidos; mas procure saber da procedência.
  4. Em caso de locais com mosquitos, leve repelente especial para gestante.
  5. Evite chá, café e bebidas com cola. Elas são diuréticas e aumentam a vontade de urinar.
  6. Use o cinto de segurança o máximo de tempo possível, para evitar choques na barriga, especialmente perigosos no terceiro trimestre. Coloque-o abaixo da barriga, de forma que fique confortável.
  7. Cavalgar, andar de moto, usar toboáguas e pular de asa delta ou de “bungee jump” são atividades contra-indicadas.

“Aproveite as dicas e boa viagem!!!!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s