Arco íris no prato

Saiba o que encontrar em alimentos de todas as cores

            Você sempre ouviu que para uma refeição ser saudável ela precisa ser o mais colorida possível. Mas você sabe qual a função e quais os nutrientes das cores dos alimentos? A nutricionista Raiara Forcelini fala que a cor dos alimentos revela parte dos nutrientes e compostos ativos que cada alimento possui. Alguns alimentos com maiores concentrações que outras, mas todos com vários efeitos protetores para nossa saúde.

            Alimentos com coloração verde, por exemplo, são ricos em cálcio, ferro, fósforo, ajudam na coagulação do sangue e diminuem a fadiga mental. Raiara cita como exemplos: alface, abacate, abobrinha, brócolis e kiwi.

Já os de cor vermelha e alaranjada são ricos em vitamina A e vitamina C, ambas com432103_271082426331186_2026209210_n ação antioxidante, fortalecendo nosso sistema imunológico e auxiliando na saúde do coração e visão. Além disso, também são ricos em licopeno, que age como um antioxidante e recentemente foi apontado como um agente protetor contra o câncer de próstata. Alimentos como morango, tomate, cáqui, cereja e goiaba vermelha ainda estimulam a circulação sanguínea, pois também possuem antocianina.

 

Se você quiser alimentos que ajudem na manutenção dos cabelos e tecidos, aposte nos amarelos. Eles também são ótimas fontes de vitamina B3, beta caroteno e C, que auxilia o sistema imunológico. Além disso, eles são oxidantes naturais, e assim como os verdes, trabalham contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento, por exemplo. Sem contar os benefícios para o coração e visão. Entram nessa lista a laranja, mamão, melão, milho, pêssego, damasco e cenoura.

            O preto e o roxo também estão na lista. Alimentos com essa tonalidade são ricos em vitaminas e minerais, fontes de flavonoides que tem ação antioxidante e previnem a saúde do nosso coração. Exemplos típicos desses alimentos são ameixa preta, amora, berinjela, mirtilo e uva.

frutas-1-675x267

            Entre os alimentos coloridos ainda estão os de tonalidades branca e marrom. Do primeiro grupo, estão relacionados com a presença de cálcio no organismo, além de fósforo e vitamina B6, fundamentais para a formação óssea e sistema nervoso. Eles também são ricos em flavonoides, possuem ação antioxidante e melhoram o funcionamento do sistema nervoso.  Mandioca, palmito, alho, arroz, coco, banana e feijão branco são alguns alimentos que podem ser enquadrados nesse item.

            Já as comidas de coloração marrom são ricas em vitaminas do complexo B, D, E e no mineral selênio. Outras funcionalidades desses alimentos são a regulagem do intestino, controle do colesterol e diabetes. Eles também possuem efeito contra a fadiga e são fontes importantes de fibras. Quais são eles? Amêndoa, amendoim, arroz integral, feijão, canela, alimentos integrais e trigo.

            Raiara destaca que o ideal é consumirmos um alimento de cada cor ao dia. Se observarmos nossa alimentação, veremos que não é difícil ingerirmos as cores citadas acima diariamente.   O resultado da mistura desses alimentos é uma gama de nutrientes e vitaminas essenciais para nosso corpo. Agora que você conhece a funcionalidade de cada cor para montar sua refeição, já pode criar pratos mais coloridos e se alimentar de forma ainda mais saudável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s