Você respira da maneira correta?

Respirar é uma função involuntária do corpo e que fazemos de forma automática, sem nos darmos conta de que está acontecendo. Mas você sabia que existe uma forma correta para respirar? E que existem exercícios de respiração que podem aliviar as tensões e estresses do dia a dia?

        euatletarespiracontroleAlém disso, quando respiramos corretamente, o coração faz menos esforço e nossos músculos cardíacos relaxam. Outro benefício é a maior oxigenação do cérebro e um melhor fluxo sanguíneo.

Esses exercícios também fazem com que a pessoa sinta-se mais relaxada e causam a ótima sensação de bem-estar.

Respirando corretamente

            De acordo com informações do site relaxar.org, a respiração correta é aquela em que inspiramos pelo nariz, enchendo o abdômen de ar, depois a área das costelas e por fim o tórax. Fazendo esse processo de forma reversa na hora de expelir o ar. No início pode parecer complicado, com tempo e treinamento é possível dominar essa prática, até o ponto se tornar automático.

            Para facilitar as primeiras tentativas, é possível fazer deitado no chão, de barriga para cima com braços e pernas soltos. Feito isso, basta colocar em prática o a técnica anterior. Esse tipo de respiração permite que quase toda a capacidade dos pulmões seja utilizada, diferentemente da forma “normal” que fazemos todos os dias, que equivale a apenas um terço de uso.

Outros exercícios

Corpse-Pose

            Além desse exercício, existem outros que nos ajudam a respirar melhor, entre eles está a diafragmática em shavasana. Para fazer essa técnica, deite sobre uma superfície firme e de forma confortável, com os pés um pouco afastados e deixe os braços soltos ao longo do corpo com as palmas das mãos para cima. Depois deixe o ar entrar e sair pelo nariz de forma suave, apoiando uma de suas mãos sobre o peito,  deixando o mais imóvel possível. Deixe a outra mão descansando abaixo das costelas, na região do baixo abdômen. Feito isto, basta imaginar seu diafragma como uma bexiga, que infla na inspiração e esvazia na expiração.

            Existe ainda o método Bhramari, onde você senta em uma cadeira, inspira pelas duas narinas e, ao expirar, solta os músculos da boca tentando reproduzir o zumbido de uma abelha.

7.-Nadi-Shodhana-Pranayama

E o método Nadi Shodhana, ficando sentado de forma ereta e colocando o dedo médio e o indicador da mão direita no ponto entre as sobrancelhas. Em sequência, expire pelas duas narinas, tampando a narina direita com o polegar e inspirando apenas pela esquerda. Logo em seguida, tampe a esquerda com o dedo anelar e solte o ar pela direita. Depois, inverta a posição dos dedos e complete o ciclo. O indicado é que se façam 12 ciclos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s