Testosterona: Você sabe o que é DAEM?

A testosterona é um hormônio esteroide fundamental para o desenvolvimento e manutenção das características sexuais do homem. Participa crucialmente das funções de reprodução de seu organismo, e nas atribuições sexuais como a libido e as etapas de desenvolvimento dos espermatozoides.

andropausaApesar de ser conhecida como “andropausa”, não é correto chamá-la dessa maneira porque difere de seu equivalente menopausa em vários aspectos: não ocorre em todos os homens que envelhecem, os sinais e sintomas não são exclusivos desta entidade e não se manifesta em apenas uma faixa etária. O que pode ocorrer é uma diminuição da produção de testosterona, equivalente a 12% a cada década de vida. Assim, o termo mais utilizado no Brasil é DAEM – Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino, que é o conjunto de sinais e de  sintomas decorrentes da diminuição da concentração de androgênios no homem.

andropausa_01Sintomas

– Diminuição da força e da massa muscular;

– Fadiga e diminuição da resistência física;

– Aumento da gordura (visceral);

– Comprometimento da memória e funções cognitivas;

– Depressão e irritabilidade;

– Diminuição da libido;

– Disfunção erétil;

O diagnóstico de DAEM deve ser sempre clínico e laboratorial. Ou seja, para se fazer o diagnóstico o homem tem que ter sintomas – alguns dos citados anteriormente – junto com uma dosagem sérica de testosterona baixa. O tratamento se dá por meio da administração de medicamentos. No Brasil, as formulações mais utilizadas são as injetáveis de curta e longa ação (Undecilato de Testosterona ou associação de ésteres de testosterona) e as transdérmicas, em forma de solução axilar e gel cutâneo.

*fonte foto capa: http://vivabem.band.uol.com.br/saude/noticia/?id=100000497281

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s