Alimentação equilibrada, intestino saudável!

Os exageros alimentares e uma alimentação desequilibrada causa uma série de reflexos no organismo, provocando desconfortos e inconvenientes que podem ser prejudiciais à saúde. É comum que esse tipo de situação aconteça nos finais de semana, onde a rotina diferenciada proporciona uma alimentação regada a doces, sobremesas, churrascos e muitos outros cardápios quase que irresistíveis.

Endogastro-Blog-pólipo-colorretalO médico gastroenterologista, Carlos Fernando de Magalhães Francesconi, Chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas em Porto Alegre, explica que o intestino é dividido em delgado e grosso. A principal função do intestino delgado é absorver os nutrientes necessários para o corpo humano.

O intestino grosso, formado principalmente pelo cólon, é responsável pelo processo final de absorção da água e determina a consistência do bolo fecal. “O intestino absorve os nutrientes de tudo que consumimos, é por isso, que se mantivermos uma dieta desregrada, o intestino poderá apresentar desequilíbrios”, explica o médico.

Um dos reflexos deste desequilíbrio é a constipação, identificada quando a evacuação ocorre com dificuldade e com pouca frequência, geralmente menos de três vezes por semana. Este desconforto abdominal é comum em todas as faixas etárias. Porém, se aparecer com frequência, exige a análise de um médico. Na maioria das vezes está associado a falta do consumo de fibras e aos excessos alimentares.

intestino-preso.jpgPara evitar a constipação, ou prisão de ventre, como é popularmente conhecida, é importante praticar atividades físicas e sempre obedecer ao sinal de que está na hora de ir ao banheiro. Um segredinho revelado por Francesconi é criar o hábito de ir ao banheiro logo após o café da manhã. “É neste momento que o organismo recebe as primeiras calorias do dia, período ideal para ser estimulado pelo relógio biológico que funciona no nosso corpo”, conta.

A diarreia é outro problema frequente relacionado ao intestino. As infecções intestinais, que ocorrem através do contato com vírus ou bactérias, são a causa mais frequente deste tipo de problema, quando ele aparece agudamente. A diarreia acomete todas as faixas etárias e ocorre, muitas vezes, pela ingestão de água ou alimentos contaminados. “Além de higienizar os alimentos, lavar as mãos frequentemente, é indispensável para quem quer ficar longe desta situação”, alerta o médico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s