Quando a pressão é considerada alta?

Dores de cabeça frequentes, tontura, sensação de cansaço, visão embaralhada. Esses são alguns dos sintomas da hipertensão, ou pressão alta, quando ela já está em estado avançado. Essa doença silenciosa é mais comum do que você imagina, e já afeta mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Mas o que causa a hipertensão? A partir de que ponto a pressão arterial passa a ser considerada alta?

pressao-alta-2wO coração é, sem dúvidas, o músculo mais importante de um indivíduo. Sua função é exclusivamente bombear sangue para todas as partes do corpo. Quando o sangue está dentro das paredes arteriais, ele é forçado a circular dentro do coração, devido a pressão causada. A partir do momento que esse movimento começa a ser feito acima do limite de pressão suportado pelo organismo, e ele não consegue mais ser normalizado naturalmente, o processo passa a ser denominado pressão alta.

Os números ideais

pressioneA pressão considerada normal é a 120 por 80. Ou seja, a pressão máxima que o órgão pode chegar quando ele se contrai é 120 e a pressão mínima que atinge durante o relaxamento é de 80 milímetros de mercúrio. Esse processo de contração e relaxamento é o que faz o coração pulsar. Quando esses números são ultrapassados com frequência, é de extrema importância que o paciente procures ajuda médica, pois as paredes das artérias começam a sofrer lesões, como por exemplo, o rompimento de pequenos vasos sanguíneos e a dilatação do coração. Outros órgãos também sofrem quando a pressão aumenta, os rins, olhos e até o mesmo o cérebro podem sofrer desgastes, além de acarretar em outras doenças.

Fatores de risco

    Alguns fatores de risco podem fazer com que a pressão arterial aumente, como histórico familiar da doença, o consumo exagerado de bebidas com alto teor alcoólico, tabagismo, excesso de peso, uma vida sedentária e o mais conhecido: o consumo excessivo de sal. Cerca de 10% da população que tem hipertensão, consegue extinguir os problemas apenas com controle na alimentação e atividade física. Contudo, 90% dos pacientes que apresentam a doença tem de realizar o tratamento através de medicamentos.

Tratamento   

Após o diagnóstico, é importante que o paciente inicie o quanto antes o tratamento, que se dá de forma simples: inicialmente a identificação de possíveis doenças e medicamentos que possam aumentar a pressão, seguida da prática regular de atividades físicas, o controle na alimentação e ingestão de bebidas alcoólicas, assim como o controle do estresse e quando necessário e recomendado pelo médico, a introdução de medicamentos anti-hipertensivos.

hipertensão_pressão_alta10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta

  1. Afira a pressão pelo menos uma vez por ano;
  2. Pratique atividades físicas todos os dias;
  3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
  4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
  5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
  6. Abandone o cigarro;
  7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda;
  8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
  9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
  10. Ame e seja amado.

Fonte: eusou12por8.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s