Dia especial: O amor entre pai e filho

Chegou um dia super especial. É dia de família reunida, muito amor, carinho, almoço surpresa e presentes, tudo para comemorar o Dia dos Pais. Para marcar esta data tão especial, convidamos a psicóloga Thaíse Kunzler que fala sobre um lindo tema: a relação entre pai e filho.

Feature-father-and-daughter-1A figura paterna é muito importante na vida de uma pessoa, em especial na infância, onde o pais são os responsáveis por auxiliar a criança a internalizar a noção dos fatores sociais, mostrar que existem limites, transmitir valores e a compreensão de que no mundo têm leis e regras que precisam ser respeitadas.

A psicóloga explica que de acordo com a psicanálise, a figura paterna é tão importante para as bases do desenvolvimento infantil, que possui uma influência determinante para a estrutura emocional, social e cognitiva de uma criança.

fathers-day_192413330_1000pxOs pais criam marcas na vida de seus filhos, marcas profundas. Por isso a psicóloga fala que ser pai vai muito além da função biológica, pois as crianças são grandes observadoras e reproduzem seus comportamentos. A palavra de um pai pode ter grande influência na vida de uma pessoa e é importante que exista coerência e comprometimento com a verdade, para que a palavra possa ter valor e espaço para nortear a caminhada de um filho. Além disso é importante e preciso ter disposição para escutar e manter o “olho no olho”.

Thaíse também fala que a dosagem do amor e do limite precisa acontecer e a criança deve compreender que existe uma hierarquia, uma ordenação familiar. O exercício da presença e da ausência, de estar junto e separado, é um grande e importante ensaio para a vida.

Son seating on the father under beautiful sky with sunQuando se consegue sair da linha de romantização da relação entre pais e filhos, de que tudo o que foi idealizado ocorre durante o processo e de que tudo será perfeito, elas passam a ser mais saudáveis, pois saem da obrigação, se libertam das culpas e permitem dizer sim, quando se deseja dizer sim, e dizer não, quando se deseja dizer não.

Alguns filhos divergem muito de seus pais, tanto na forma de pensar, quanto em seus atos. Mas, apesar disso, eles continuam sendo seus pais e merecem receber amor e carinho da forma mais sincera possível. É importante fazer uma triagem das coisas boas que são herdadas e fazer disso motivo para  amar e respeitar, sempre !

O dia dos pais é uma data importante e merece ser celebrada. Então, a todos os pais: um feliz dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s