Terceira Idade: Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas

Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais intensidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada quatro idosos possuem alguma doença crônica. Este dado torna-se ainda mais preocupante com a estimativa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil. A estimativa é que em 2050, o país terá cerca de 70 milhões de idosos, representando 30% da população. É preciso estar atento, pois uma das apreensões causadas pelo dado é que o índice de doenças crônicas também aumente.

dd4a19_427a7b90ce604cfe841de472ebd0e491~mv2_d_2048_1365_s_2Um dos principais problemas que atingem os idosos são as doenças cardiovasculares. Entre elas destacam-se a hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e a coronariopatia. Em meio a tantas possibilidades perigosas é preciso estar atento aos sinais enviados pelo corpo, não ignorar algo que evidentemente está errado é uma atitude consciente de prevenção e saúde. Os principais sintomas das doenças do coração são: falta de ar, palpitações, sensação de cansaço, dores no peito, pés inchados e até mesmo tosse frequente.

exercicios-cardiovascularesAs doenças cardiovasculares não são uma regra do processo de envelhecer. Elas podem ser evitadas através da prática de exercícios físicos, evitar uma alimentação exagerada, baseada em alimentos gordurosos e altamente industrializados, procurar ter uma vida tranquila, longe de vícios e hábitos estressantes, que causam preocupações, medos e tristeza.

Mulheres-de-terceira-idade-caminhando-iStockAs amizades, o tempo destinado ao lazer e o gosto por atividades dinâmicas apresentam um grande valor na qualidade de vida dos idosos. Além de tudo isso, consultar um médico regularmente é a receita que previne o progresso de muitas doenças. Tudo que é diagnosticado com antecedência possui maiores chances de cura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s